terça-feira, 23 de junho de 2009

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS BIOLOGIA - FUNEC CRUZEIRO DO SUL - 1º ANO

QUESTÕES E PROPOSTAS PARA DISCUSSÃO- Página 72/73
1- Aminoácidos são as unidades constituintes das moléculas de proteínas. São moléculas orgânicas com um grupo amina e um carboxila.

2- Enquanto o aminoácido natural é produzido pelo organismo estudado, o essencial precisa estar na dieta, ou seja, na alimentação. É claro que essa classificação vale somente para organismos heterótrofos, já que as plantas produzem os vinte tipos de aminoácidos existentes na natureza.

3- A sequência de aminoácidos determina não somente a estrutura primária da proteína, como, em última análise, sua estrutura terciária ("forma" ou ainda configuração da molécula).

4- As proteínas dependem de sua forma para reagir quimicamentecom alguma substância. Por exemplo, as enzimas somente reagem com um determinado substratose a forma das moléculas de ambos favorecer essa reação. Nesse caso fala-se em reação do tipo chave-fechadura.

5- A frase é verdadeira. As proteínas representam um conjunto constituído pór subconjuntos, que podem ser as enzimas, as proteínas de construção e os anticorpos.

6-
a) Chama-se ligação peptídica.
b) A ligação ocorre entre o grupo amina de um dos aminoácidos e o grupo carboxila de outro.
c) Essa molécula denomina-se dipeptídeo.
d) Trata-se dos radicais, partes que diferenciam um aminoácido do outro.

7- Trata-se da idéia de que as enzimas reagem com o substrato devido à sua estrutura terciária, ou "forma", que seria adequada para promover essa reação. Isso explicaria a especificidade das enzimas em relação a determinado substrato ou grupo de substratos.

10- Não poderíamos fazer tal afirmação. Embora o número total de aminoácidos seja o mesmo, os tipos de aminoácidos e sua sequência podem ser muito diferentes.

TESTES - página 74-75-76
1.e 2.d 3.b 4.a 5.a 6.a 7.b 8.c 9.b 10.d 11.d 12.b 13.d 14.e 15.c 16.d

E AÍ GALERA, AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI, VERIFIQUEM AS RESPOSTAS E ESTUDEM BASTANTE! UM ABRAÇO! THAU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário